Eu e o vegetarianismo

By ALEXANDRA - janeiro 20, 2018



Oi pessoal! No fim do ano passado fiz um post sobre esse mesmo assunto, porém relendo ele percebi que poderia escrever e compartilhar com vocês de uma forma mais leve e prática. Por isso, cá estou eu escrevendo novamente a respeito do vegetarianismo! 💚

 E por onde posso começar? Acho que pelo motivo de ter me decidido me tornar vegetariana né?, que basicamente foi por não querer que os animais morram para meu consumo. Eu sei que esse assunto é muito complexo e extenso, por isso não quero fazer deste post uma discussão sobre os mínimos detalhes do que penso a respeito, mas quero compartilhar com vocês a minha experiência.

Deixei de comer apenas carne vermelha? Quando decidi parar de consumir carne, eu já não era super fã de carne bovina e suína. Na verdade, eu nunca fui muito fã de carne! Rs. Mas eu gostava mais de comer frango do que outros, mas quando optei por não comer mais carne eu parei com todo tipo e também com os derivados como: presunto, bacon, mortadela e outros como salsicha e linguiça que eu já não comia há muito tempo. Então hoje não consumo nem mesmo peixe, já que também comia raramente antes de me tornar vegetariana.

 O que vou comer? E a proteína? Vitamina B12? Ferro? De fato pessoal, até mesmo os profissionais nos contam que o consumo de carne é a maneira mais fácil de se encontrar proteína, vitamina B12 e ferro em maior disposição. Porém, existem vegetais que também contém esses nutrientes necessários para a manutenção do organismo e que podemos ter acesso, como por exemplo: vegetais de cores verde escuro (espinafre, brócolis, agrião, couve), leguminosas (grão de bico, lentilha, feijão), cereais (aveia, quinoa - alguns dizem que é um pseudo cereal), e entre outros alimentos como a castanha de caju, sementes de abóbora, gergelim. E para quem, assim como eu, ainda não parou de comer ovo e derivados de leite existem também essas fontes de proteína.

Não digo que ser vegetariano é fácil pois, assim como muitas outras escolhas na vida, exige um preço a ser pago para entender melhor sobre a alimentação e buscar novas opções de alimentação, o que para mim não é nenhuma desvantagem. Eu costumo dizer para as pessoas com quem converso sobre a minha alimentação, que depois que parei de comer carne abriu-se um leque de alimentos que eu nem mesmo conhecia o sabor ou cor. A lentinha e grão-de-bico, por exemplo, são alguns dos alimentos que acrescentei nas minhas refeições.

Posso ficar doente por deficiência? Caso eu não me atente para a minha alimentação, sim eu posso ficar anêmica e com deficiência em ferro e vitamina B12 principalmente. Inclusive, ao realizar um check-up na semana passada, descobri que estou com esses nutrientes baixos. Ainda preciso voltar na gastróloga e buscar uma nutricionista pelo meu plano de saúde, que por um milagre divino poderia ser vegetariana.😏 Enfim, já faz 1 ano que me tornei vegetariana e eu confesso que apesar de ter tentado suprir minha alimentação, o fato de não ter ido em uma profissional de nutrição (que me compreenda) é o provável reflexo dos resultados vistos nos meus exames. Neste ano vou começar a cuidar com muito mais carinho da minha alimentação, pra claro ficar bem com minha saúde física e também espiritual.

 A maior dificuldade quando tomei essa decisão: as pessoas ao meu redor. Alguns familiares e amigos meus entenderam bem e aceitam super bem essa situação, sem comentários chatos ou pressões. Já outros, talvez por não entenderem bem ou não concordarem, me pressionam um pouco. Além de que, nas ocasiões em que vou comer com outras pessoas que consomem carne, ainda existem brincadeirinhas. Mas eu tenho tentado lidar da melhor maneira possível, com paz e acima de tudo amor ao próximo porque é isso o mais importante, acima das minhas decisões pessoais. Nem sempre é tão fácil lidar com as situações que surgem, mas muitas pessoas da minha família, por exemplo, se preocupam com o que fazer quando vou a casa deles passar uns dias. Como ainda como ovo, ele é o que vai bem em qualquer almoço, hahahaha. Se é um desafio pra mim que estou disposta a mudar os hábitos alimentares e acrescentar mais vegetais, imaginem para quem não está com esse pensamento? Por isso, por exemplo, nessas férias eu trouxe lentilha e soja grão pra Belo Horizonte, e a lentinha me rendeu muitos quibes de abóbora gostosos 😋 e pretendo ainda fazer Tofu com a Soja Grão. Caso dê certo, pretendo compartilhar no Instagram com vocês.

Hambúrguer de grão-de-bico e espinafre | BOA FORMA


M I N H A   A L I M E N T A Ç Ã O   E M   2 0 1 8


1. Diversificar carboidratos - Além do arroz, investir em tubérculos como a batata doce que já como, a mandioca, a batata inglesa e outros que eu for conhecendo ao longo do ano.

2. Diversificar as verduras e leguminosas - Descobrir e inventar pratos com as verduras verde escuras, o feijão, a lentilha e outros alimentos da terra ricos em nutrientes que preciso.

3. Descobrir novos sabores - Esses dias nas férias aqui em Belo Horizonte, comi algumas folhinhas de agrião que minha tia me deu, e confesso que inicialmente achei o sabor muito picante. Mas estou disposta a incluí-lo na minha alimentação neste ano, porque ao comer novamente acabei gostando. Rs!

4. Organização e praticidade - Deixar os alimentos que pretendo consumir, lavados e bem guardados para quando for preparar facilitar a vida né mores? E também organizar os pratos que pretendo fazer na semana, sempre aproveitando aquilo que minha mãe já costuma preparar. Além disso, com uma boa conversa posso incentivar ela e meu padrasto a inserirmos essas verduras na nossa rotina alimentar juntos.


Por fim, quero que saibam que há muito para eu aprender sobre o vegetarianismo e alimentação. Mas estou disposta a desbravar e me aprofundar nisso, já que não me custa tanto quanto para os animais que morrem pro meu consumo. Me sinto capaz e pronta pra compreender mais e colocar em prática, através da minha criatividade, novas possibilidades vegetais pelos animais.

Caso queiram falar mais sobre o assunto, compartilhar experiências e etc,mandem e-mail, comentem aqui no post mesmo ou mandem direct no meu Instagram. E nos próximos posts vou dar dicas do que comer e combinações para fazer nas refeições.


Paz de Cristo, beijos e até o próximo! 🙋



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários

Tecnologia do Blogger.